Vistoria para mototaxistas de Salvador classificados em credenciamento começa em novembro

Serviço poderá ser realizado a partir do dia 12 de novembro, na Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais, no Vale dos Barris.

0
91

 

Aprovados na vistoria terão acesso ao alvará para atuar como mototaxista em Salvador. — Foto: Divulgação
Aprovados na vistoria terão acesso ao alvará para atuar como mototaxista em Salvador. — Foto: Divulgação

Os motociclistas de Salvador que foram classificados no credenciamento para atuar como mototaxistas na capital baiana terão de 12 de novembro até 18 de dezembro para realizar a vistoria de autorização do serviço.

A convocação foi publicada terça-feira (30) pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) no Diário Oficial do Município (DOM). Os condutores devem ir à Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), localizada no Vale dos Barris, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Entre os documentos que devem ser entregues na vistoria estão Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) em nome do interessado, apólice do seguro contra riscos para o condutor e passageiro em valor a partir de R$ 10 mil, Certidões Negativas Criminais expedidas pelas Justiças Estadual e Federal. Todas as exigências do edital estão no site do Diário Oficial do Municipio.

De acordo com a Semob, durante a vistoria, também serão cobrados alguns requisitos como possuir Carteira Nacional de Habilitação, na categoria A, no mínimo, há dois anos, a motocicleta (de até 250 cilindradas) deve ter, no máximo, cinco anos de uso, e estar em nome do mototaxista, além de ser da cor amarela.

O motociclista precisa ter curso de especialização sobre condução de passageiros em veículos motorizados de duas rodas.

Na vistoria para credenciamento, serão inspecionados todos os itens de segurança do veículo, como a antena corta-pipa, barra protetora de pernas, velocímetro, para barro, alças protetoras laterais e revestimento do cano da descarga.

Nesta etapa de credenciamento, 472 condutores foram selecionados e devem passar pela vistoria. Conforme a Semob, Salvador já possui 720 mototaxistas regularizados e caso todos os selecionados na segunda etapa sejam aprovados, a capital baiana terá 1.192 alvarás entregues.

Salvador possui 2.938 vagas para licenciamento de alvarás e, mesmo com 1.192 alvarás liberados, ainda restaram 1.746 vagas.

A atividade de mototáxi em Salvador foi regulamentada em 2016, após aprovação na Câmara de Vereadores e sanção do prefeito ACM Neto. Em abril de 2017, a Semob lançouo primeiro edital de convocação para regulamentação das 2.938 vagas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here